sexta-feira, 7 de março de 2014

Pobres Peixes Desarmados

Olá, de volta outra vez pra falar um pouco sobre um filme que fiquei desconfortável ontem a noite, "Capitão Phillips", estrelando Tio Hanks como Richard Phillips um comandante de um navio de carga alimentícias e outras coisas de uso humano; Phillips aceita a missão de entregar essas "mercadorias" passando pelo mar perto da Somália, onde ficamos sabendo que essas águas é conhecida por atividades de piratas.

O filme começa com Phillips se dirigindo até o aeroporto para se locomover até o navio; indo com sua esposa e conversando naturalmente sobre os tempos atuais; após chegar no aeroporto se despede dizendo um para o outro que se amam, sua mulher volta com o carro talvez para casa.

Phillips chega ao navio e mostra sua preocupação com a segurança, vendo que uma das grades esta com a parte do cadeado danificado, na cabine seu companheiro logo solicita o concerto; ele avisa que o navio ira passar por areá de riscos e futuramente já no mar, solicita o teste de segurança, seja sobre incêndio, "homem ao mar" e etc.

No mesmo tempo em que eles estão averiguando a segurança, os Somalianos esta discutindo quem irá até o navio para declarar o assalto, uma discussão que com a linguá nativa deles se torna insanamente desconfortável durante todo o filme. Decidido, sai dois barcos movido a motor com homens armados, armas essas enferrujadas talvez pela salina do mar; nessa cena temos uma imagem movida pelo nicho Somaliano, homens negros colando através das ondas o barco ao mar, como se estivessem indo pescar os pobres peixes desarmados americanos.

No radar Phillips percebe o movimento dos barcos se aproximando e declara ao invés de teste, um alerta real; Uma cena interessante quando o comandante pede para que o navio vire e no radar transmite que os barcos também viraram logo em seguida, declarando assim que no barco não era apenas meros pescadores, como sugerido pela segurança Americana.
Phillips simula na linha uma conversa com a marinha, dizendo que recebera esforço armado aéreo, por sorte o radio esta mesmo grampeado e faz com que um dos barcos desista; o navio com toda velocidade consegue superar o motor do barco inimigo, dando assim uma vitória temporária para a tripulação.

No dia seguinte, novamente um barco esta a caminho do navio de Phillips, desta vez com força total dos dois motores; depois de um longo suspense os supostos piratas conseguem subir ao navio e faz de refém  o comandante e apenas o pessoa da cabine, toda tripulação se encontra escondida na cabine de maquinas.

De uma forma inteligente momentânea a tripulação consegue negociar com os Somalianos, fazendo com que saiam com o barco de segurança, levando consigo Phillips de refém. Pra a alegria do desconforto o filme começa realmente agora, com a marinha Americana tentando de uma forma negociar com os ladrões; posso parar por aqui e talvez fazer com que desperte o interesse de assistir esse filmão.
   
Nota Pessoal: 8,5/10   Dirigido por: Paul Greengrass Duração: 134 min. (2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário